Filósofo(a)/Físico(a), Itália
Eu nunca pude entender, Ilustríssimo Senhor, de onde originou-se o fato de que tudo aquilo que dos meus estudos achei conveniente publicar, para agradar ou servir aos outros, tenha encontrado em muitas pessoas uma certa animosidade em diminuir, defraudar e desprezar aquele pouco valor que, se não pela obra, ao menos pela minha intenção, eu esperava merecer.
A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.
A Matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo.
Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo.
Não há poder de controle sobre o universo maior do que o poder que nos controla.
Permanecer calado não me ofereceu vantagem alguma, pois meus inimigos, tão desejosos de me atrapalhar, chegaram a atribuir-me as obras dos outros escritores, e, tendo-me atacado à base destes textos, chegaram a fazer coisas que, a meu parecer, pertencem claramente a ânimos fanáticos e sem raciocínio.
A Filosofia está escrita nesse grande livro — o Universo — que permanece continuamente aberto.
Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.
O livro do mundo está escrito em linguagem matemática.
Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos.
A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.
A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.
Se raciocinar fosse como carregar pedras, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. Mas raciocinar não é como carregar pedras. É como uma corrida... Onde um único cavalo galopante supera facilmente uma centena de cavalos puxando carroças.
Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo.
Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.
Gravem-se os benefícios no bronze e as injúrias no ar.
A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se alguém a si próprio.
Falar obscuramente qualquer um sabe. Com clareza, raríssimos.
Duas verdades nunca se podem contradizer.
Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.
É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado.
Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.